(51) 3224-2244 (51) 99354-3068 portosol@portosol.org.br

Blog

3 dicas para nunca ficar sem dinheiro

domingo, 11 de julho de 2021

Mais da metade dos brasileiros não têm um fundo de emergência, de acordo com a Anbima - Associação Brasileira do Mercados Financeiro e de Capitais. Educação financeira ainda é praticamente um tabu na sociedade. Quantas pessoas em sua volta foram pegos de surpresa nas finanças? Para quem é microempreendedor, saber lidar bem com dinheiro é fundamental. Confira abaixo três dicas simples de como cuidar do orçamento.

1. Monitore suas despesas

Sabe como jogar fora 10 mil reais em um ano? Gastando R$ 28,00 por dia com compras desnecessárias. Aquele café especial, aquela comprinha online de um item que você nem precisava, aquele delivery de comida, aquele Uber... Por isso, não despreze os gastos do dia a dia, ao longo do mês, somam um grande valor. Anote numa planilha, ou use um aplicativo para monitorar.

2. Seja estratégico

Trace planos de investimento para a sua empresa a curto, médio e longo prazo e não desvie do planejamento. Entenda para que serve cada centavo que entra em seu caixa e trabalhe com metas de aplicações. O progresso motiva a seguir com a estratégia.

3. Faça um fundo de emergência

O Brasil está entre os países com maior índice de imediatismo, calculado pelo Insper, instituição sem fins lucrativos de ensino superior e pesquisa reconhecida como referência em Administração, Economia, Direito e Engenharia. Entretanto, esta cultura está mudando, principalmente entre jovens e mulheres. Procure destinar 30% da sua receita para a reserva de dinheiro. Se você reservar mil reais ao mês, em um ano terá 12 mil, mais os juros da aplicação que você escolher. Desta forma, irá garantir tranquilidade e segurança para lidar com imprevistos.

3 dicas para nunca ficar sem dinheiro
Ir Topo