(51) 3224-2244 (51) 99354-3068 portosol@portosol.org.br

Blog

Já pensou em abrir um café?

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Café é paixão nacional e também uma boa opção de negócio para empreendedores atentos ao mercado. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), a procura pelo grão teve crescimento de 1,34% durante a pandemia e 82% do setor é composto por micro e pequenas empresas.

 

As cafeterias, mais conhecidas por "cafés", têm investido cada vez mais em um cardápio variado, seguindo as tendências dos menus internacionais. Hoje, a procura por cursos de baristas atrai não somente quem procura seguir carreira no setor, mas também curiosos e apaixonados pelo café.

 

Os empreendedores têm apostado em espaços cada vez mais criativos e descolados para atrair o público mais jovem. Filmes e livros viram inspirações para a decoração do ambiente e cenário para fotos publicadas pelos clientes nas redes sociais. Deixar o local mais atrativo e confortável também conquista os profissionais que fazem da cafeteria um local de trabalho, algo que com o "home office", aumentou.

 

O Sebrae sugere que para montar um time adequado para uma cafeteria é necessário: barista, auxiliar de cozinha, cozinheiro, caixa, garçom/atendente, auxiliar de limpeza. "No início, ou dependendo do tamanho da cafeteria, a equipe pode ser reduzida. Ao abrir um novo negócio, é bastante comum que o empreendedor acumule algumas funções. Mas é importante estar atento para não se sobrecarregar e prejudicar a empresa", indica. 

 

Também é importante estar dentro de todas as leis sanitárias e que regulamentam o setor e buscar o máximo de informações sobre o tema. Os equipamentos e instrumentos de trabalho requerem um investimento inicial. Se precisar de crédito rápido e sem burocracia, conte com a gente.

 

Já pensou em abrir um café?
Ir Topo