(51) 3224-2244 (51) 99354-3068 portosol@portosol.org.br

Blog

3 livros sobre empreendedorismo que você precisa ler

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Seja para planejar estratégias para a abertura da sua empresa ou para criar novas possibilidades, ler sobre negócios, marketing e vendas é sempre muito bom. 

 

1. Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não - Carol Dweck

A especialista em motivação e psicologia da personalidade, Carol Dweck, descobriu em mais de 20 anos de pesquisa que todos tem um dos dois tipos de códigos mentais básicos, o fixo ou o construtivo. 

A autora explica que o código mental se desdobra na infância e na idade adulta, e dirige cada aspecto da nossa vida, do trabalho ao esporte, dos relacionamentos à paternidade. Ela revela como gênios criativos de todos os campos como música, literatura, ciência, esportes e negócios aplicam o crescimento do código mental para atingir seus resultados. 

 

2.  Checklist: como fazer as coisas benfeitas - Atul Gawande

Em Checklist, Atul Gawande, cirurgião experiente e colunista da revista The New Yorker,  parte de relatos de cirurgias de risco para refletir sobre a forma como os profissionais lidam com a complexidade crescente de suas funções.

Gawande faz uma distinção entre erros de ignorância (que acontecem porque não temos o conhecimento necessário para realizar algo) e erros de inépcia (que ocorrem quando não fazemos bom uso desse conhecimento). 

Por meio de pesquisas e conversas com os profissionais que mais utilizam esse recurso valioso, Gawande demonstra como o checklist evita desperdícios, erros graves e até catástrofes. Conta também de que maneira ele é aplicado em áreas inesperadas como futebol, teatro e música, e o que nós podemos fazer para tirar proveito desse método.

 

3.  O Dilema da Inovação - Clayton Christensen

Usando as lições de sucesso e fracasso de companhias líderes, 'O Dilema da Inovação' apresenta um conjunto de regras para capitalizar o fenômeno da inovação. Estes princípios visam a determinar quando é certo não ouvir os clientes, quando investir no desenvolvimento de produtos com menor desempenho que prometem margens menores e quando buscar mercados menores às custas daqueles aparentemente maiores e mais lucrativos.

 

3 livros sobre empreendedorismo que você precisa ler
Autor
Autor Desconhecido
Ir Topo